quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Marx está sorrindo

A crise do sistema financeiro gerada pelo setor imobiliário nos Estados Unidos da América (EUA), país que propaga a ideologia do neoliberalismo no mundo, está em grave perigo e seus efeitos já se alastra pelo mundo todo.

Karl Marx, um pensador do século XIX previa por meio de estudos econômicos, os efeitos do capitalismo no mundo internacionalizado. Ou melhor, globalizado nos dias de hoje. “medidas de valorização do capital, comércio exterior e o mercado de ações” encontradas na sua obra "O Capital".

É inevitável não pensar em Marx, com essa crise rolando no mundo globalizado, em que instituições financeiras, principalmente do EUA e da Europa anunciam falências todos os dias que passam.

É verdade que o sistema capitalista se renova através de ciclos e o que está acontecendo é outro ciclo chegando ao seu fim. O último ciclo de tamanha envergadura foi o de 1929, mais conhecido como a “A Grande Depressão” e também a “Crise do Petróleo” mais precisamente na década de 70.

Outro fato interessante é a troca de comando nos EUA, as eleições presidenciais entre o democrata Obama e o republicano McCain. E de acordo com os analistas a situação econômica é favorável ao candidato democrata e é decisiva para a queda de McCain nas pesquisas com suas famigeradas campanhas, com um alto teor de negatividade.

Para evitar maiores danos a sua economia, os EUA produziram um pacote econômico de U$ 700 bilhões comprando ações de bancos, essa intervenção é vista por muito como um modo socialista de governar, pois o Estado intervém diretamente na economia. Justo um país que prega o neoliberalismo. Engraçado, mas é uma saída louvável, uma solução que funciona nesse momento tenebroso. Por isso, Marx está sorrindo.

domingo, 19 de outubro de 2008

Indigestão

Quem nunca sentiu dor de barriga, diarréia, infecção urinária e febre. Sem exceção, toda pessoa passa por essa situação “angustiante” na vida. E como o tema é indigesto, porém de elevada importância para as pessoas, a contaminação de alimentos está presente em nosso dia-a-dia.

A principal causa da contaminação é a manipulação do alimento que muitas vezes é feita de maneira irregular, sem uma higiene necessária tanto nos equipamentos quanto a falta de higienização pessoal do manipulador.

Inúmeros são os fatores de contaminação por: vírus, fungos, bactérias e parasitas que ocasionam doenças no ser humano como: Hepatite A e B, Cirrose hepática, botulismo, teníase etc., que fazem partes de grupos biológicos que se aproveitam da falta de higiene humana ou da instalação física para atacar a imunidade de nosso corpo.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa é um órgão ligado ao Ministério da Saúde que tem como objetivo promover a proteção da saúde da população. Porém a sua atuação do órgão não é bem concebida pela população. A Anvisa deveria fiscalizar e proibir todo estabelecimento que não seguisse as normas de higiene, pois o que constatamos, muitas pessoas vendendo alimento sem nenhum tipo de autorização prévia do órgão competente. Logo, qualquer pessoa pode vender alimentos de todas as condições em sua propriedade.

A contaminação está aí em todos os lugares do mundo, dos grandes restaurantes aos ambulantes de esquinas. Esse último com grande potencial de contaminação. Pois a comida fica exposta à contaminação por microorganismos e bactérias. Portanto, para prevenir a contaminação de alimento, as pessoas devem: comer em locais limpos e certificado pela Anvisa. Dentro de casa lavar sempre os alimentos antes de preparar a comida e as mãos antes da refeição.

sábado, 18 de outubro de 2008

Eleições no Império

As Eleições presidenciais 2008, na maior potência ecônomica do planeta se iniciam pelas prévias, depois passam por convenções partidárias e terminam com sufrágio junto ao Colégio Eleitoral, seguindo o sistema adotado desde o século XVIII. A disputa atual é entre dois senadores: o democrata Barack Obama e o republicano John McCain ao cargo mais influente do mundo, a presidência dos Estados Unidos da America (EUA).

As eleições estadunidenses tradicionalmente sempre acontecem na primeira terça-feira de novembro, esse ano será no dia 4 de novembro. Em meio a esse processo eleitoral é importante saber alguns aspectos da eleição: voto facultativo, eleição indireta em Colégio Eleitoral formado por representantes dos estados do país. Cada estado tem um número proporcional de representantes de acordo com sua população.

É inegável a influência EUA no mundo, basta se lembrar da crise financeira em curso, e seus terríveis desdobramentos no mundo. Essa crise é considerada por muitos, a maior até que “Grande Depressão” de 1929.

O Brasil tem fortes laços econômicos com os EUA, e importante peso político na América Latina. Portanto, o futuro presidente deste país, dependendo das suas convicções ideológicas, será bom ou ruim na relação política com o Brasil e com o resto do mundo. Assim, só nos resta perguntar: Qual seria o melhor candidato para o Brasil? Democrata ou Republicano?