quinta-feira, 23 de julho de 2009

As péssimas empresas de transporte urbano de Manaus

A capital do Amazonas vive sofrendo com sua estrutura urbana, parte da culpa é do governo municipal e outra é dos empresários de transportes. Sem exceção, todas as empresas de transporte urbano em Manaus apresentam ônibus irregulares, velhos, sujos etc.

Dentre todas as empresas a Eucatur é a pior empresa de transporte urbano de Manaus, seus ônibus são barulhentos, velhos, sujos e sem nenhum sistema de segurança. Digo por que sou usuário desse sistema, e todas às vezes que pego seus ônibus, sinto uma perturbação sonora horrível. Os funcionários trabalham com protetor de ouvidos isso já demonstra os ruídos dos veículos.

O povo amazonense já paga caro pelo sistema urbano de transporte, e todos os anos os estudantes tem que lutar para não perder seus direitos garantidos pela lei municipal, pois os empresários desse ramo molham as mãos dos vereadores corruptos para votar leis inconstitucionais. E ainda por cima, ameaçam seus funcionários retendo seus salários. Os cobradores pagam a conta dos assaltos, roubos etc., nas linhas urbanas. E por sua vez, os dirigentes não aceitam de forma alguma ficarem no prejuízo.

Já não bastam termos os piores ônibus na cidade e querem ainda que a população pague o preço mais alto pelo péssimo serviço. Em uma pesquisa realizada por um especialista em transporte urbano contratado por um vereador, constatou-se que o valor praticado atualmente em Manaus está acima do valor de mercado, quase 15 centavos de diferença, para os assalariados, isso significa um pão a menos todos os dias.

Todas às vezes que aumentam as passagens de ônibus, o argumento principal era que a frota iria melhorar em Manaus, ou seja, iam ter mais ônibus novos. Só esqueceram de comprar novos ônibus, e cumprir o prometido. De acordo com o jornal Diário do Amazonas, hoje, Manaus tem mais de 450 ônibus com 10 anos de uso. Em desacordo com a legislação municipal que restringe ônibus com esse período de circularem na cidade.


Bom já que eles sempre querem lucrar em nossa cidade, que pelos menos dê a população melhores ônibus, com segurança etc., e não humilhem as pessoas com ônibus lotados, insalubres, barulhentos e ainda por cima poluidores. Basta, cumpram primeiro o prometido. Porque só ganhamos dos ônibus da Índia por enquanto.