sábado, 30 de janeiro de 2010

Fusão de Estados-membros

Nossos parlamentares discutiram ano passado (2009) a proposta de dividirem alguns estados da federação. Especialmente nos Estados da Região Norte. Estados como Tocantins, Roraima e Mato Grosso do Sul se dividiram em virtude de desenvolver a região.

Estados com enorme porção de terra é prejudicial ao desenvolvimento no plano regional, a conseqüência disso, são que cidades como as capitais dos Estados acabam por ganhar uma superestrutura em nível de tecnologia, logística, transporte, saúde etc., tornando o desenvolvimento assimétrico.

Na Antiga Grécia essas polis eram conhecidas como cidade-estado. No Brasil o exemplo mais nítido são as cidades localizadas no norte do país como: Manaus e Belém. Nessas cidades se concentra a maior parte dos recursos humanos como mão-de-obra qualificada, maquinários, indústria, comércio. Enquanto nos demais municípios ficam à mercê de recursos do governo do Estado.

A idéia de divisão de estados na Amazônia é insana. Um grupo de pessoas quer dividir o conflituoso Estado do Pará em dois ou até em três. Esse Estado já é conhecido pelo conflito agrário no interior do estado. Ocorrem constantes desmatamentos e grilagem de terra.
Sabemos que a nossa carta magna permite no Art. 18. § 3º CF “Os Estados podem incorpora-se entre si, subdividir-se ou desmembra-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.” Acresce do Art. 21, inciso IX – “elaborar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social”

Sabemos também que não é nobre esta proposta de dividir mais Estados como fizeram no passado. Existem muitos interesses escusos de pessoas inescrupulosas o qual tem tão-somente a intenção de usufruir de vantagens obtidas ilicitamente.

Tenho como proposta ao invés de criarem novos Estados, fundirem os cincos estados do Nordeste do Rio Grande do Norte a Sergipe.













Estados do Nordeste (em sentido horário):

1 • Maranhão, 2 • Piauí, 3 • Ceará, 4 • Rio Grande do Norte, 5 • Paraíba, 6 • Pernambuco, 7 • Alagoas, 8 • Sergipe e 9 • Bahia.


Como fica:













Sugestão de nomes:

- Estado do Rio Grande do Leste, Grande Pernambuco, Estado do Agreste...
O Estado do Rio Grande do Leste seria a união dos atuais: Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Por que formar esse novo Estado?

O Estado do Rio Grande do Leste composto dos atuais territórios do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe fortaleceriam a estrutura do estado nos níveis econômicos, sociais e culturais. Também tornaria mais fácil o combate da corrupção e colocaria um fim na cultura do coronelismo.

Com a Fusão, obrigaria o Governo Federal destinar mais recursos financeiros para a região. O combate a corrupção é primordial.

25 comentários:

Anônimo disse...

cara é isso que eu falo a anos. por mim juntava todo o nordeste em um só estado. se for para dividir, vamos dividir minas gerais e são paulo em vários estados tb.

Anônimo disse...

Essa união dos menores estados do nordeste seria uma bela iniciativa, mas quanto aos estados novos da região norte eles são uma necessidade, deveriam apenas ser introduzidos lentamente.

Lorenzo Sousa disse...

Eu já penso isso há algum tempo, mas acho que não ficaria legal envolver Pernambuco nisso, porque é um estado que dá certo do jeito que está. Então, para mim, deveria haver duas fusões: RN+PB e AL+SE, formando dois estados maiores que poderiam se sustentar melhor.

Anônimo disse...

Uma forma de solucionar o problema dos morros carioca seria a mesma do nosso JK ex-presidente. Teria que recuar a fronteira do Estado de minas aumentando as do RJ retirava todos os habitantes dos morros carioca oferecia para eles moradias dignas nas áres que seriam de Minas Gerais, arborizava os morros sem riscos de desmoronamentos. Evitaria muitas mortes desnecessárias . No meu ver isto é um descaso de todas as autoridades que deixam pessoas desesperadas invadirem áreas de risco como os morros ou áreas não permitidas formando imensas favelas. Vivem como bichos e ainda por cima não pagam impostos. Minas Gerais é muito grande para ficar com todas aquelas terras. RJ e vitoria seus territorios são muito pequeno no mapa. Enfim , mudando a divisa destes Estados não vai fazer diferença, porque tudo aqui é Brasil e é de todos nós brasileiros. Viva a democracia.ah ah ah!

Anônimo disse...

Há muito vejo que estados com tão pequeno território nunca deveriam ter sido desmembrados. AL, PB e RN surgiram todos a partir do território de PE. Esses pequenos estados possuem executivo e legislativo que pesam nos seus orçamentos e, mesmo sendo pequenos, não são bem administrados até por conta da pouca riqueza para tanto cargo público. Anexaria tb SE, q foi desmembrado da BA porque não tem sentido deixá-lo tão pequeno. Chamaria de Pernambuco mesmo, pois dele vieram e com ele tem TODAS as semelhanças culturais e históricas. Qto ao CE, q tb veio de PE, deixaria como está, pois tem território razoável. Com relação aos estados PA e AM, sou pela divisão mesmo, para gerar territórios menores, porém sem exageros, 2 ou 3, apenas. Acho q MG, BA e MT tb deveriam ser divididos em 2. Acho tb q RJ e ÉS deveriam ser 1. Assim teríamos estados com territórios equivalentes, com menos despesas e mais receitas a serem utilizadas no progresso do país.

Anônimo disse...

Eu acho que deveria unir alagoas e sergipe so isso. Sao tao peqenos, se unidos estariam fortalecidos

Guilherme disse...

Seria inutil envolver pernambuco nisso pois ja e um estado grande e forte

Guilherme disse...

eu acho que deveria unir sergipe e alagoas so isso pois sao tao pequenos que se forem unidos estariam desenvolvidos

guilherme disse...

Poderia unir es e rj tbm ficaria bom sao peqenos tbm sendo q rj ja e bem desenvolvido e a capital deveria ser a cidade de rj

André disse...

Estados menores do nordeste ja foram territorio de Pernambuco, seria legal hj uma reintegração! Haveria mais força para essa região.

Anônimo disse...

Cada estado custa mais de 1 bilhão de reais por ano para se manter, com a fusão o novo estado seriamuito mais forte e teria muito mais recursos! É logico que provavelmente isso nunca vai acontecer porque os politicos não tem interesse em perder seus cargos, governadores, senadores, deputados... até mesmo juizes... enfim aqui nesta terra quem manda é o dinheiro e claro nos bolsos dos politicos.

Anônimo disse...

Sou pernambucano e concordo plenamente com a fusão desses estados, voltando Pernambuco a ter seu tamanho original. Destes apenas Pernambuco possui uma economia expressiva e só Sergipe não fazia parte de Pernambuco. Ceará também era território pernambucano, porém não carece de participar da fusão, pois tem um tamanho bom e uma grande capital, economia em desenvolvimento...Acho que os 5 estados tinham muito a ganhar!!!

Anônimo disse...

Exacto..estado do guaju..capital na foz do guaju teria mais de 2 mi na metropole e um mi na sede

Anônimo disse...

Falso minas foi tao roubada pelo porto flumerda ke o litoral de minas devia ser cedido da divisa es rj ou rj sp

Anônimo disse...

So al e parte de pe desde 1530..o rn nao deu certo em porte por ke o ce avancou sobre suas terras..a pb nunca teve origem em pe e itamaraca do sul com sede em goiana devia ser soberana de novo com o territorio original de direito ate tordesilhas no minimo

Anônimo disse...

Kuanto ao es devia voltar pra ba ou se fundir com minas ou formar um estado com sul da ba, ne de minas e norte do rio..

Anônimo disse...

O problema nao esta so nos estados..no leste dos eua tem estados pekenos..o problema sao os condados deficitarios emancipados decrescentes..devia haver uma regra de reanexacao ao condado de origem caso o "novo" condado fosse deficitario..regra valendo pros anteriores a publicacao..na hora esses condados iam procurar vocacao ou perder cabidal..tem distrito mais viavel e ate bairro - absurdo condados defjcitarios de 5 mil enkuanto tem bairro longe do centro ke estaria dando certo emancipado

Anônimo disse...

Se e um dos estados do ne com indices menos piores..achas mesmo ke iriam kerer herdar os problemas de al tipo crimes?..

Anônimo disse...

Referencial de pe: se comparar com o pi..na menor regiao o sul pe nao estaria nem no top 2 e olha ke ali so tem 3 estados

Anônimo disse...

Vitoria tem o melhor pib per capita escoando minerios de minas..anexado ao rio o es acabaria como o norte flumerda ke so e sugado sem ter nada em troca

Anônimo disse...

Isola da ultima vez ke pe anexou goiana e jp goiana sumiu do mapa e jp perdeu o porto

Anônimo disse...

Os estados menores levam a culpa mas os maiores rombos em fpe acima de 5 bi por uf sao da ba, pa, ce, ma, etc..todos com mais de 5 mi

Anônimo disse...

Ganhar o ke?mais deficit pra sustentar suape?..

Romário disse...

A fundação da Paraíba data de 1585, ainda na época das capitanias, houve uma breve anexação a Pernambuco no final do século XVIII. Apesar de pequeno em área, o estado não é um dos menos populosos, e só recentemente foi ultrapassado pelo Amazonas - o maior em área - nesse critério - ainda sendo mais populoso que estados grandes, como o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Por fim, a ideia de que os estados do Nordeste são mal administrados parte de uma perspectiva ultrapassada e carregada de preconceito. O Nordeste do século XXI é cada vez menos parecido com as ideias que vcs insistem em não atualizar, e o povo de cada estado nem cogita alguma fusão. Então a nossa resposta a essa proposta é curta e simples: não, obrigado!

Anônimo disse...

Podia junta apenas PB e RN,AL e SE e RJ e ES pois são estados tão pequenos. Já teriam um tamanho razoável!