sábado, 3 de abril de 2010

Desconfie quando eles falam de esperança

Nas últimas décadas líderes políticos que chegam ao poder gerando grande expectativa na população, com lemas de esperança, mudança e retórica impecável. Não passa de fórmulas espetaculares do mais alto investimento de comunicação e marketing. Comprometimento com a mensagem prometida durante a campanha, fica registrada somente nos jornais, sites e gravações propagandística. A grande maioria dos indivíduos que compõe a população de determinado país é apolítica, semi-alfabetizada e cúmplices dos desmandos imorais das autoridades constituídas.

Para ilustrar esse contexto, assistirmos as “belas palavras” de Barack Obama. E o “coloquialismo” improvisado do Lula da Silva. O que essas pessoas incomuns têm? Diversos são os fatores que os diferem, porém não são as diferenças culturais, educacionais, sociais etc., que queremos chegar, e, sim, a deselegância com a honra, o respeito, ética... Além de ocuparem cargos presidenciais, eles não quebraram “literalmente” os paradigmas do conservadorismo político.

Dando continuidade a esse pensamento, alguns cientistas políticos possam pensar que há uma incongruência. Outros podem não. Porque se vemos setores desses governos estão comprometidos com o continuísmo, por exemplo, lá (EUA), a política de defesa é uma área que não tem esperança de mudança e suas munições com apoio da diplomacia é usada para denegrir com propagandas negativas nações soberanas. Aqui (Brasil), apesar de críticas contra a falta de ousadia na política econômica, o governo continua com a opção de mantém quando podia baixar os juros da taxa selic.

Desconfie das promessas de esperança, de melhorar de vida, de mais emprego, de mais saúde e mais e mais... Falácias vêm desde o Império Romano da política do “pão e circo”. Os 15 milhões de empregos, diálogos com o mundo, mentiras, irresponsabilidades, complacência os corruptos. Não passam de peças corroídas da velha engrenagem. Lembre-se que o tempo está em contagem regressiva, e esta casa está com rachaduras nas paredes.

Nenhum comentário: