quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Violência chega à Universidade


A violência no Brasil está chegando num ponto insuportável. Primeiro é a segurança pública é caótica há muito tempo. Segundo ela chegou aonde nunca deveria chegar, na educação. E por último, por qual caminho a violência precisa percorrer para que ela seja detida.

A população em geral está presa em uma prisão domiciliar com medo de serem a próxima vítima da bandidagem generalizada, tanto dos marginais, ladrões, assassinos etc., quanto os “ditos” nossos representantes nas Assembléias, Câmara das cidades, que só faltam saquear o erário público na frente da sociedade brasileira transmitida pela TV.

Deputado que não está nem aí, para o que a opinião pública vai pensar, ou melhor, se “lixar” para as ações tomadas por ele. A falta de princípios éticos é tanto que chegar a beira o absurdo, uma pessoa que está sendo paga com o dinheiro do povo e não está nem um pouco preocupado em julgar o companheiro princípios da imparcialidade e no seu devido tempo, porém, é o corporativismo que fala mais alto nessa altura.

Segundo é a agressão ao saber, a inteligência, a educação formal. Não se bastasse o absurdo ocorrer casos de violência entre alunos ou a professores nas escolas do ensino fundamental e médio de várias capitais do país. Chegar à universidade. Local com livre liberdade de expressão, de pensamento etc., onde o estudante completa o ciclo de seu aprendizado com uma formação definitiva. Ser atacada de modo brutal, por pessoas que deveria zelar pela instituição que transforma o “ser” em humano.

Caso recente está repercutindo na cidade de Manaus, em que “um Professor no exercício da profissão elucida fatos jornalísticos com grande notoriedade local, tendo na sala uma aluna membro da família de um vice-governante do executivo estadual. Sentindo-a constrangida com o fato exposto, sair da sala de aula sem ao menos debater o assunto comentado, até aí tudo bem, tem liberdade garantida. No calor da emoção chama via celular, os familiares para tomar as devidas providências. O tio da aluna, achando que é o maioral e que a cidade é sua casa, invade a sala de aula e sem mais ou menos agride covardemente o professor, sem antes dialogar ou esclarecer alguns fatos omitidos nos jornais”.

Um fato instigante é que no local ou em seu entorno, não havia um só guarda no momento da agressão, sem segurança para repelir o ataque. O agressor se viu livre para praticar qualquer ato.

O que falta para a violência desmedida chegar? Será que está faltando ela chegar ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto ou no Supremo Tribunal Federal, até porque por lá o clima anda meio esquentado em virtude de uns bate-bocas entre ministros.

Portanto, senhores! Se nossos representantes não tomar as medidas necessárias contra essa fatalidade, no poder que os detém. A violência vai literalmente nos atropelar sem prestar socorro. Assim sendo, ações contra esse fenômeno social devem ser debatidas de forma imediata.

2 comentários:

jack disse...

Pena q nossos Representante politicos ainda sim dão razão aos agressores e nem mesmo lembram q o agredido também é Ser Humano como eles.....

Ricardo Lima disse...

ae campeão, vamos fazer aquilo que nós discutimos na facul, reforçando o nossa rede de blogs como grande formadoras de opnião!