quinta-feira, 23 de julho de 2009

As péssimas empresas de transporte urbano de Manaus

A capital do Amazonas vive sofrendo com sua estrutura urbana, parte da culpa é do governo municipal e outra é dos empresários de transportes. Sem exceção, todas as empresas de transporte urbano em Manaus apresentam ônibus irregulares, velhos, sujos etc.

Dentre todas as empresas a Eucatur é a pior empresa de transporte urbano de Manaus, seus ônibus são barulhentos, velhos, sujos e sem nenhum sistema de segurança. Digo por que sou usuário desse sistema, e todas às vezes que pego seus ônibus, sinto uma perturbação sonora horrível. Os funcionários trabalham com protetor de ouvidos isso já demonstra os ruídos dos veículos.

O povo amazonense já paga caro pelo sistema urbano de transporte, e todos os anos os estudantes tem que lutar para não perder seus direitos garantidos pela lei municipal, pois os empresários desse ramo molham as mãos dos vereadores corruptos para votar leis inconstitucionais. E ainda por cima, ameaçam seus funcionários retendo seus salários. Os cobradores pagam a conta dos assaltos, roubos etc., nas linhas urbanas. E por sua vez, os dirigentes não aceitam de forma alguma ficarem no prejuízo.

Já não bastam termos os piores ônibus na cidade e querem ainda que a população pague o preço mais alto pelo péssimo serviço. Em uma pesquisa realizada por um especialista em transporte urbano contratado por um vereador, constatou-se que o valor praticado atualmente em Manaus está acima do valor de mercado, quase 15 centavos de diferença, para os assalariados, isso significa um pão a menos todos os dias.

Todas às vezes que aumentam as passagens de ônibus, o argumento principal era que a frota iria melhorar em Manaus, ou seja, iam ter mais ônibus novos. Só esqueceram de comprar novos ônibus, e cumprir o prometido. De acordo com o jornal Diário do Amazonas, hoje, Manaus tem mais de 450 ônibus com 10 anos de uso. Em desacordo com a legislação municipal que restringe ônibus com esse período de circularem na cidade.


Bom já que eles sempre querem lucrar em nossa cidade, que pelos menos dê a população melhores ônibus, com segurança etc., e não humilhem as pessoas com ônibus lotados, insalubres, barulhentos e ainda por cima poluidores. Basta, cumpram primeiro o prometido. Porque só ganhamos dos ônibus da Índia por enquanto.

5 comentários:

Saimon Duarte disse...

Agra, gostaria de acrescentar que a população manauara também é responsável por esta péssima estrutura urbana, sim, pois ela assiste esta palhaçada de braços cruzados, não há mobilização por parte desses usuários e por isso, encontramos ônibus em péssimo estado para circulação, preço alto na tarifa e ainda temos que aguentar a demora dos mesmos.
Caro Agra, estas imagens retratam fielmente o transporte coletivo de Manaus.

Anônimo disse...

Oi querida , vc disse que os onibus da Eucatur são pessimos
Isso é pq vc ainda não pegou um da antiga Vitoria Regia atual São Jose
tens uns montes sem cadeiras , sem cigarras , alguns (todos) ja tiveram no prego , no meu bairro todo dia tem 3 onibus noi prego

jarly rebelo disse...

uma vez eu tava no 677 quando ele vez a volta na visconde porto alegre caiu a lateral inteira do onibus, n foi so uma janela foi a lateral inteira brincadeira nao, o trasporte mas caro da regiao norte!

Anônimo disse...

Olha, eu utilizei o transporte publico durante um ano em Manaus. Felizmente tive condiçoes de comprar um carro e me tornar independente dos ônibus dessa cidade. Claro que ter um carro nao resolve todos os problemas, mas essa pelo menos. Mas venho aqui em nome das pessoas, dos cidadãos de Manaus. O transporte público aqui é uma vergonha! O pior que eu conheço no Brasil; e olha que já estive em várias capitais. O intrigante é como uma prefeitura, que diz em seu lema "por uma Manaus melhor" tem a coragem de licitar e contratar empresas que oferecem essa "qualidade" de serviço à população. Sinceramente, acho que uma prefeitura que deixa ônibus quebrados, abarrotados, poluentes, sujos, sem pontualidade, com funcionários despreparados, e que muitas vezes, diariamente eu diria, estao quebrados dificultando a tráfego da cidade.. rodarem pela cidade. É um total desrespeito à populaçao. Quem lucra com isso? É no mínimo suspeito... os empresários só lucram, e nao investem minimamente para oferecer um serviço de qualidade aos cidadaos. Enquanto isso, suas casas tornam-se luxuosas, eles transitem em carros importados... Esse é o Brasil, essa é a Manaus que a televisão tenta nos convencer que é de outro jeito... o pior é que muita gente acredita no que está na tela...

fabiano disse...

é incrivel a falta de fiscalizaçao, falta de respeito para com o cidadao e contribuinte. é pessimo e lastimavel o tranporte publico da cidade de manaus.
ate onde vai durar a cegueira e o descaso das autoridades. como podem se orgulharem de uma cidade que vive no caos publico? tenho vergonha de dizer que vivo aqui. a solucao desses e outros problemas de calamidade publica é de curto prazo. acordem manuara, denuncie, reclamem, se revoltem. nao aceitem tal fato! provem que essa fama de preguiça de voces nao é tao verdadeira assim.