sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O lucro e nada mais


Tatatatatata… Bababababa… Tintintintin… Turturturtur… são barulhos emitidos pela maioria dos ônibus da Transmanaus. É a rotina comum dos que precisam de transporte público, e, é de deixar irritado qualquer um passageiro. Barulho, atraso e lotamento.

Os empresários de transporte coletivo de Manaus ganharam o aumento na passagem de R$ 2,00 para 2,25 centavos. Isso quer dizer que no final do mês, os números serão medidos em milhões de reais para seus cofres. Seria um bom negocio para a população da cidade se tudo isso fosse investido na compras de ônibus novos como prometidos todos os anos quando se aumentam o valor da tarifa.

E todo ano a promessa fica sem ser cumprida e a maior prejudicada mais uma vez é a nossa querida gente. Com um líder municipal sem a menor preocupação com o povo que o elegeu, especialmente os mais carente. Ao invés de atender ao pedido dos seus eleitores para a manutenção da tarifa, dá um chute na bunda de todos, prefere cumprir o compromisso pré-campanha eleitoral.

A indagação fica na mente de todos. Como se pode aumentar a tarifa de ônibus, se os serviços prestados não são satisfatórios? Se os ônibus continuam velhos, barulhentos e caindo aos pedaços? Se os atrasos nas paradas (pontos) de ônibus continuam a acontecer? Se quando você entra os coletivos estão lotados?

É chamar a opinião pública de ignorante ou burra. Sabemos que os empresários nunca estiveram no prejuízo. Sabemos também que colocam poucos ônibus para aumentar a lucratividade, porque sua lógica é minimizar os gastos na manutenção dos veículos, pois quanto mais pessoas andarem nos coletivos, maior será o lucro. Não importando a qualidade de vida da população. Nem nada. Para eles só interessam o lucro e nada mais.

Se perguntarem para qualquer pessoa que utiliza o transporte coletivo em Manaus, saberá que o transporte tanto o coletivo (ônibus) quanto o rodoviário (ruas e estradas) é um item que mais desagrada à população e a forma como ela é gerida pelas lideranças se é que se pode chamar de lideranças.

Nenhum comentário: