domingo, 20 de setembro de 2009

Manaus, muda e surda


Manaus, a maior capital do norte do Brasil continua sem falar, ver e ouvir. No que tange ao seu sistema viário. O caos, a precariedade, a lentidão, e o atraso desse conjunto se fortalecem a cada dia que passa.

Uma cidade castigada pela mentira, pela imobilização e tudo no que indica apatia das autoridades políticas e jurídicas. Esse reflexo, atingem em cheio a população de metrópole que não questiona e também não se mobiliza para interferir nesse desmando.

Vemos e ouvimos a inconformação das pessoas no que diz respeito ao trânsito de carros e ônibus é visível, porém falta expressar esse sentimento latente que os afeta nos meios legais. Isso inclui também cobrar pela promessa de campanha não cumprida.

Certa vez, Aldísio Filgueiras, acadêmico da Academia Amazonense de Letras disse “As pessoas ganham dinheiro, mas não criam vínculo, pertencimento em relação à cidade”. Será essa a resposta para não manifestação de sua cidadania. As pessoas devem antes de tudo amar a cidade que os alimenta, que respira e que permite sua sobrevivência na terra.

Em outro contexto, a mentira divulgada na época da campanha pelo candidato a prefeito de Manaus, que em determinado tempo, dizia que resolveria como num passe de mágica todos os problemas urbanos, especialmente do sistema viário da cidade em três meses, no entanto, já se passaram nove meses e nada de solucionar a causa.

Levando tudo isso em consideração privilegia a quem não deveria. No momento de maior sofrimento no transporte urbano. Ajuda os empresários do setor elevando a tarifa da passagem, retirando as poucas garantias estudantis.

Constatamos na cidade até agora, três ônibus pegaram fogo por falta de manutenção. E nos horários de “picos” pessoas se aglomeram tanto nas paradas de ônibus como nas próprias conduções do sistema.

Portanto, os maiores perdedores são os trabalhadores e seus filhos os estudantes de decisões infundadas, favorecendo mais uma vez a quem não deveria. Fica a pergunta: Quem em sã consciência isso pode acontecer?

2 comentários:

Anônimo disse...

Agra,

Gostei dos teus comentários e teu blog. Até que enfim achei um blogueiro que vale a pena ler.

Denys
Manaus/AM
http://dscruz.wordpress.com/

Anônimo disse...

Esse sentimento têm que eclodir para que toda a sociedade, saiba o quanto foi maléfica para Manaus essa eleição, e o quanto se perdeu devolvendo o poder a uma quadrilha que hoje começa a ser lentamente desarticulada...
é uma vergonha para nós como povo! Isso nos fere...quanto tempo teremos que aguentar para ver tudo isso passar?