sábado, 10 de abril de 2010

Tática da exclusão


Essa classe não tem jeito. Qualquer sinal de alarde. Eles automaticamente se excluem da responsabilidade. Não acreditei quando o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, tratou logo de culpa as vítimas pela tragédia no Morro do Bumba, em Niterói. Declarando que a ocupação irregular de moradias, é a causa do episódio.

Um antigo lixão sofre com a ocupação humana irregular. A prefeitura da cidade vai lá e legaliza com asfalto e energia elétrica. É cobrado impostos dos moradores.

É uma pena, além de legalmente aparado pela justiça, os moradores ainda são os próprios culpados pelo ocorrido, de acordo com o governador?

A incompetência política deixar de planejar a urbanização eficaz da localidade, só um estudo revelaria se há condições de construir ou não, se há falhas de solo, geológica etc. Se o terreno tem escoamento para chuva. Há inúmeros fatores para dá desculpa esfarrapadas. Colocaria até culpa na chuva como fez o prefeito do Rio, mas culpar as vítimas e os moradores que lá estão, é o cumulo da hipocrisia.

A natureza não tem culpa, a culpa é de responsabilidade da prefeitura, do governo estadual, de permitir chegar nessa tragédia. Aliás, quando se trata de gente pobre, é descaso total, sabe por quê? Porque só servem para massa de manobra e em época de eleição. Suas táticas sempre foram se excluir da culpa e da responsabilidade como gestor da cidade ou do governo.

Portanto, lembre-se que esse é o ano maravilhoso para se dá o troco e você precisará somente da ponta dos dedos para fazer a diferença na sua vida e na dos outros.

2 comentários:

Simone disse...

Do jeito como as coisas vem ocorrendo ultimamente fica muito dificil, enxergar uma forma de se dar o troco. Sinceramente, as pessoas estão muito acomodadas com tal situação, não conseguem ver de que forma podem mudar isso e se sabem falta-lhes coragem e atitude para isso.
Me incluo neste grupo, muitas vezes sinto-me impotente diante de tais acontecimentos e me pergunto: De que maneira agir? Valerá a pena ou apenas serei mais uma q tentará e se dará conta de q ñ há como mudar?!

Anônimo disse...

Olha, sei que os governos têm sua culpa nisso, mas eu já morei e convivi com pessoas que tinham condições de sair de uma área de risco, de favelas, porém não queriam, pois alí o custo de vida era mais barato, porque são acomodados, essa é a verdade. Então, entendo o que Cabral quis dizer e apoio, pois a grande maioria quer fazer uma economia que no final acaba valendo a vida.Ainda bem que minha família teve condições, pensou diferente da maioria dos meus conhecidos e saímos de uma área de risco.