sábado, 18 de outubro de 2008

Eleições no Império

As Eleições presidenciais 2008, na maior potência ecônomica do planeta se iniciam pelas prévias, depois passam por convenções partidárias e terminam com sufrágio junto ao Colégio Eleitoral, seguindo o sistema adotado desde o século XVIII. A disputa atual é entre dois senadores: o democrata Barack Obama e o republicano John McCain ao cargo mais influente do mundo, a presidência dos Estados Unidos da America (EUA).

As eleições estadunidenses tradicionalmente sempre acontecem na primeira terça-feira de novembro, esse ano será no dia 4 de novembro. Em meio a esse processo eleitoral é importante saber alguns aspectos da eleição: voto facultativo, eleição indireta em Colégio Eleitoral formado por representantes dos estados do país. Cada estado tem um número proporcional de representantes de acordo com sua população.

É inegável a influência EUA no mundo, basta se lembrar da crise financeira em curso, e seus terríveis desdobramentos no mundo. Essa crise é considerada por muitos, a maior até que “Grande Depressão” de 1929.

O Brasil tem fortes laços econômicos com os EUA, e importante peso político na América Latina. Portanto, o futuro presidente deste país, dependendo das suas convicções ideológicas, será bom ou ruim na relação política com o Brasil e com o resto do mundo. Assim, só nos resta perguntar: Qual seria o melhor candidato para o Brasil? Democrata ou Republicano?

Nenhum comentário: