domingo, 19 de outubro de 2008

Indigestão

Quem nunca sentiu dor de barriga, diarréia, infecção urinária e febre. Sem exceção, toda pessoa passa por essa situação “angustiante” na vida. E como o tema é indigesto, porém de elevada importância para as pessoas, a contaminação de alimentos está presente em nosso dia-a-dia.

A principal causa da contaminação é a manipulação do alimento que muitas vezes é feita de maneira irregular, sem uma higiene necessária tanto nos equipamentos quanto a falta de higienização pessoal do manipulador.

Inúmeros são os fatores de contaminação por: vírus, fungos, bactérias e parasitas que ocasionam doenças no ser humano como: Hepatite A e B, Cirrose hepática, botulismo, teníase etc., que fazem partes de grupos biológicos que se aproveitam da falta de higiene humana ou da instalação física para atacar a imunidade de nosso corpo.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa é um órgão ligado ao Ministério da Saúde que tem como objetivo promover a proteção da saúde da população. Porém a sua atuação do órgão não é bem concebida pela população. A Anvisa deveria fiscalizar e proibir todo estabelecimento que não seguisse as normas de higiene, pois o que constatamos, muitas pessoas vendendo alimento sem nenhum tipo de autorização prévia do órgão competente. Logo, qualquer pessoa pode vender alimentos de todas as condições em sua propriedade.

A contaminação está aí em todos os lugares do mundo, dos grandes restaurantes aos ambulantes de esquinas. Esse último com grande potencial de contaminação. Pois a comida fica exposta à contaminação por microorganismos e bactérias. Portanto, para prevenir a contaminação de alimento, as pessoas devem: comer em locais limpos e certificado pela Anvisa. Dentro de casa lavar sempre os alimentos antes de preparar a comida e as mãos antes da refeição.

Nenhum comentário: