quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Marx está sorrindo

A crise do sistema financeiro gerada pelo setor imobiliário nos Estados Unidos da América (EUA), país que propaga a ideologia do neoliberalismo no mundo, está em grave perigo e seus efeitos já se alastra pelo mundo todo.

Karl Marx, um pensador do século XIX previa por meio de estudos econômicos, os efeitos do capitalismo no mundo internacionalizado. Ou melhor, globalizado nos dias de hoje. “medidas de valorização do capital, comércio exterior e o mercado de ações” encontradas na sua obra "O Capital".

É inevitável não pensar em Marx, com essa crise rolando no mundo globalizado, em que instituições financeiras, principalmente do EUA e da Europa anunciam falências todos os dias que passam.

É verdade que o sistema capitalista se renova através de ciclos e o que está acontecendo é outro ciclo chegando ao seu fim. O último ciclo de tamanha envergadura foi o de 1929, mais conhecido como a “A Grande Depressão” e também a “Crise do Petróleo” mais precisamente na década de 70.

Outro fato interessante é a troca de comando nos EUA, as eleições presidenciais entre o democrata Obama e o republicano McCain. E de acordo com os analistas a situação econômica é favorável ao candidato democrata e é decisiva para a queda de McCain nas pesquisas com suas famigeradas campanhas, com um alto teor de negatividade.

Para evitar maiores danos a sua economia, os EUA produziram um pacote econômico de U$ 700 bilhões comprando ações de bancos, essa intervenção é vista por muito como um modo socialista de governar, pois o Estado intervém diretamente na economia. Justo um país que prega o neoliberalismo. Engraçado, mas é uma saída louvável, uma solução que funciona nesse momento tenebroso. Por isso, Marx está sorrindo.

Nenhum comentário: