quinta-feira, 5 de março de 2009

Amadurecimento Político está aumentando no Brasil


O Brasil está se tornando a cada ano que passa um país mais maduro politicamente, isso se deve ao número crescente de instituições que fortalecem a democracia com responsabilidade e credibilidade, e os políticos corruptos estão na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Polícia Federal e as Forças Armadas são as instituições mais confiáveis segundo a pesquisa Opinião Consultoria a pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), divulgada em 27 de setembro de 2007. Poderíamos colocar também o Tribunal Superior Eleitoral pelo trabalho e seriedade que vem desenvolvendo pela moralização e lisura do processo político brasileiro, e, assim, contribuindo para o fortalecimento da democracia.

A cada eleição que passa as políticas eleitorais estão atuando de forma mais severa e livrando as cidades da sujeita tanto física quanto moral. A primeira se refere à sujeira das avenidas, ruas, praças, portes etc., as propagandas que deixavam as cidades tomadas pela poluição visual. A segunda é sobre a postura dos candidatos que se saírem da linha, ou seja, de desrespeitarem as leis como responsabilidade fiscal etc., as possibilidades de serem punidos são cada vez maiores.

A conseqüência disso são atos julgados pelos ministros do TSE que decidiram pela cassação governadores por descumprirem a lei eleitoral e também com o abuso de poder econômico e político como é o caso do governador do Maranhão, Jackson Lago, e de seu vice, Luiz Carlos Porto. Outro que está ameaçado a perder o cargo é Marcelo Déda (PT) governador de Sergipe, o TSE mantém o processo de cassação de mandato, pois é acusado de realizar propaganda irregular durante a campanha de 2006.

O histórico do Tribunal Superior Eleitoral começa esse ano cassando o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima acusado de ter distribuído 35 mil cheques a cidadãos carentes durante a campanha eleitoral de 2006, por meio de programa assistencial da Fundação Ação Comunitária (FAC), vinculada ao governo estadual.

A Punição dos crimes contra a sociedade deve ser julgada de forma adequada e exemplar o Brasil, que certamente entrará em um novo patamar político e econômico jamais visto antes. O aumento de instituições com credibilidade está contribuindo para amadurecimento social que eleva os índices estatísticos do país. Com a diminuição da corrupção e da impunidade geraria o aumento proporcional da justiça social e educação de uma nova geração de jovens. O Brasil é uma nação grande por natureza e seu progresso depende cada vez mais da conscientização de mentes para ocupar seu verdadeiro lugar no qual são os dizeres da sua bandeira: “Ordem e Progresso”.

Nenhum comentário: